Correio Popular Notícia




SAÚDE
Laboratório de patologia realizar três mil biópsias por ano

Data da notícia: 2016-12-02 11:46:29
Foto: Obra do laboratório deve ser concluída no próximo ano
Ítalo Ricardo/Divulgação

(Da Redação) O secretário estadual de saúde, Williames Pimentel, visitou a obra do novo laboratório de Patologia do Hospital de Base Doutor Ary Pinheiro, em Porto Velho. Os trabalhos para levantar a estrutura da nova unidade estão orçados em R$ 327 milhões, com previsão de entrega para 2017. A novidade é que a instalação da unidade vai agilizar o diagnóstico de doenças fatais, como é o caso do câncer, facilitando o tratamento desde as primeiras fases da enfermidade.
O laboratório vai contar com o que há de mais moderno oferecido pela medicina e terá capacidade para realizar até 300 exames mensais.
Hoje são feitos, em média, de 40 a 60 exames, sendo que a maioria é enviada para fora do estado. A estrutura fornecida atualmente pelo SUS em Rondônia consome tempo para o paciente e a equipe médica iniciar o tratamento de alguma enfermidade mais grave, pois quando o exame é feito fora do estado leva-se quase 40 dias para o paciente receber o resultado da biópsia.
Com um espaço mais amplo e com equipamentos de última geração, a nova unidade vai tornar possível a realização de exames para diagnosticar o câncer em um prazo mais curto.
De acordo com a médica patologista Cindy de Oliveira Bariani, o laboratório atual funciona com a metade das especialidades que deveria ter, e menos de um terço da equipe de profissionais para atender à demanda. Esse cenário possibilita somente biópsias de urgências menores para diagnosticar o câncer e as citologias. ?Essa nova estrutura vai trazer mais agilidade no diagnóstico. Outro ponto positivo é que a instalação da nova unidade gera economia para o estado, uma vez que o governo paga sete patologistas há seis anos para realizarem um único trabalho e muitas vezes esses serviços são terceirizados. Quando se consegue reunir tudo em um lugar só, o custo é menor?, ressaltou a médica.
O secretário Pimentel acredita que a instalação da unidade representa um marco para a história da saúde pública do estado e para quem depende dos serviços pelo SUS. ?O novo Laboratório de Patologia vem dignificar e fazer com que os exames de biópsias de confirmação ou não do câncer sejam feitos dentro do HB e sem precisar terceirizar os serviços ou até mesmo encaminhar os exames para fora do estado. Isso é um avanço na saúde de Rondônia. Esses recursos despejados pelo governador Confúcio Moura priorizam uma estratégia de fechar o ciclo de investimentos de R$ 50 milhões por ano para combater o câncer?, pontuou Pimentel.

Fonte: Sângela Oliveira ? Assessoria






Noticia vista 1189 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.